quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A QUESTÃO SÍRIA NA PERSPECTIVA DE QUEM SOFRE, NÃO DA MÍDIA




Por Elaina Nana, uma professora e mãe cristã síria morando em Damasco.

 Antes do que foi chamado de "Primavera Árabe" em 2011, eu era, como muitos dos meus amigos, uma esposa síria comum e mãe de dois filhos, vivendo feliz e confortavelmente em uma área suburbana inteligente de Damasco.

Eu não estava particularmente interessado em política, queria continuar a minha vida como professora e ter minhas responsabilidades com a caridade cristã católica que eu estava envolvido.

A vida era segura e o país era relativamente estável sob a liderança de nosso presidente Bashar Al-Assad e seu partido Baathist.

Na verdade, desde que o partido baathista estivera no poder, meu país desfrutou de uma forma de governo secular que prevê a liberdade religiosa e as liberdades básicas, o que inclui uma grande liberdade para as mulheres.

Nosso governo não era perfeito, mas em termos do Oriente Médio, particularmente em comparação com alguns dos estados feudais do Golfo, nós realmente tínhamos muito para agradecer.

Tudo mudou com a "Primavera Árabe", que é o que aprendemos a mídia ocidental tinha chamado.

Os pedidos de mudança e mais democracia, que inicialmente pareciam atraentes, pareciam vir menos de quem realmente acreditava na mudança para o bem, mas daqueles que queriam mudar para suas próprias agendas malignas. A verdadeira face do movimento foi se reveleando naqueles que não queriam tão somente a maldição do governo sírio, mas sim a extirpação sistemática de opositores e minorias religiosas.

As manifestações tornaram-se sectárias e não apenas contra as de outras religiões, mas também contra sunitas moderados seculares.

Eles também se armaram e usaram violência contra as autoridades.

Ficou pior porque eles usaram gangues armadas para matar pessoas inocentes nas ruas.

Com meus próprios olhos, testemunhei que eles pararam o ônibus e fizeram com que funcionários do governo saíssem, e depois os matassem na minha frente.

Foi brutal e horrível.

Percebi que não era uma revolução popular para a mudança, como estava sendo retratada no mundo exterior, mas uma tentativa de derrubar nosso Estado e nosso próprio modo de vida por forças externas que desejavam uma sociedade fundamentalista na Síria.

Houve momentos em que eu queria falar com as crianças que estavam protestando, mas eu nunca pude, porque sempre havia pessoas monitorando e orquestrando a circuclação de opiniões.

Então eu vi como o cenário dessa falsa revolução foram fabricados a um grande custo para aqueles que pagaram por essa deturpação, de modo que parecia que o governo sírio estava oprimindo seu próprio povo, para a mídia mundial. A verdade estava escondida, que os verdadeiros opressores eram aqueles que causavam a inquietação por seus próprios motivos malignos.

Chegou o momento em que a força e a brutalidade desses "rebeldes" lhes permitiram controlar grandes partes de Damasco, minha cidade natal.

Medo e destruição começaram a entrar em nossas casas, e eu nunca vou esquecer aquele dia fatídico quando os rebeldes me forçaram a deixar minha linda casa em um subúrbio de Damasco, e agora foi tomado por insurgentes. Quebrou meu coração, o mesmo que fez para inúmeros outros, mas como muitos outros também, eu estava determinado a não ceder, e fugi para o centro de Damasco, onde minha família agora aluga uma casa.

O que aconteceu comigo, e com este conflito em geral, me tem dado mais afeição ao meu país e me motivou a defendê-lo, assim como o nosso modo de vida, por todos os meios.

Como cristão, estou muito consciente de que a antiga Síria abrangia os quatro países da antiga Palestina, Líbano, Jordânia e Síria, de modo que historicamente temos uma imensa herança cristã.

Os cristãos representam quase dez por cento da população síria atual e não temos nenhum desejo de deixar o nosso país e temos todo desejo de devolvê-lo ao seu antigo grande Eu Sou.

Sentimo-nos agravados que, até recentemente, que fomos grosseiramente representados no mundo exterior e que a mídia não se preocupou com nosso destino, mesmo que o mundo exterior fosse cortejado pelos rebeldes fundamentalistas para apoiar sua causa.

Agora sentimos esperança, pois temos o apoio do país cristão, Rússia, e de outros.

Agora também surgiu mais esperança de que, após anos de apoio do governo britânico à oposição, três ex-embaixadores britânicos na Síria declarassem publicamente que a política britânica em relação à Síria foi um enorme erro e piorou as coisas.

Oramos para que neste novo ano de 2017, passos sejam tomados para acabar com o nosso conflito e/ou os rebeldes sejam finalmente derrotado.

Por razões próprias, países como a Arábia Saudita e o Catar gastaram enormes somas de dinheiro para apoiar os insurgentes em nosso país. Eles nunca acolhem nenhum refugiado, que são os resultados do conflito que eles ajudaram a causar.

De diferentes maneiras, outros países gastaram dinheiro, direta ou indiretamente, ajudando os insurgentes, por suas próprias razões, como a Turquia, os EUA e Israel. Esperamos que o novo Presidente americano mude a política dos EUA para com o nosso país e também tomará medidas para acabar com a perseguição dos cristãos no Oriente Médio.

Então agora é a hora de parar a guerra na Síria.

Temos sofrido bastante, com imensos danos causados ​​ao nosso país.

Estamos em uma situação de guerra há mais tempo do que a duração da Segunda Guerra Mundial.

Sabemos que quando o povo britânico estavam sofrendo com os efeitos dessa guerra, eles exibiram estoicismo (indiferença, apatia) a tudo isso. Nós sentimos que o povo britânico compreenderão nossa situação e terão a simpatia com ela agora.

Apelamos ao governo americano e ao governo britânico para que mudem suas políticas, deixem de apoiar a "oposição" síria e reparem os danos causados ​​nos últimos anos, estabelecendo um novo relacionamento com o nosso governo sírio, que seria o mais forte dos aliados contra o terrorismo extremista fundamentalista.

Com essa nova política, não haverá mais necessidade de os sírios serem refugiados nos EUA ou no Reino Unido, pois estarão seguros e bem-vindos na Síria. Agora é o momento para os EUA e Grã-Bretanha, com seus novos líderes, a dar este passo de trabalhar com o governo sírio.

Em vez da ajuda que se gasta apenas nos sírios nos campos de refugiados na região, e na oposição, é agora o momento certo para que as muitas pessoas deslocadas em nosso país sejam ajudadas, porque não há nenhuma ajuda do governo dos EUA ou Reino Unido para aqueles que são é a maior parte da população síria.

Extraído de PG

(A tendência política no texto é inteiramente da dona carta, apesar do autor do blog ter uma posição  sobre guerra na Síria, o intuito é deixar registrado a ótica de uma civil em um país como problemas multidimensionais; entre elas, a perseguição cristã)

OBSERVATÓRIO DA FÉ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário