sexta-feira, 3 de junho de 2016

EM BAGDÁ, LÍDER XIITA ADMIRA E AGRADECE CRISTÃOS POR SEREM 'ELEMENTOS DE PAZ' NO IRAQUE


Mesmo com a diminuição agravante de cristãos no Iraque pela perseguição do Estado Islâmico a Igreja Ortodoxa Caldeia mantém grande influência nos grandes centros pelo assistência e ajuda humanitário em tempos de crise sem distinção e etnia ou religião.

A Igreja Caldeia promoveu um evento para o fortalecimento da coexistência de grupos diversos no Iraque e o repúdio de toda a ação terrorista. Esse evento contou com vários representantes da sociedade, diplomatas, religiosos e parlamentares iraquianos.

O destaque foi a presença do líder muçulmano xiita Ali Al-Yacoub e do Sheik Yousif Al-Nasery, ambos convidados pelo Patriarca Caldeu Louis Sako Raphael.

O líder islâmico agradeceu a enorme participação dos cristãos como ''elementos de paz e tolerância para a coexistência harmoniosa entre as religiões islâmica, cristã e yazidis''. Também admira o fato de mesmo após tanto sofrimento e perseguição os cristãos nunca revidaram com violência e generalizações; antes, continuaram a promover a unidade no país.

O Patriarca Caldeu exortou os presentes unirem esforços para difundir a cultura da tolerância, reforçar os valores de pertencer à nação iraquiana e rechaçar toda espécie de extremismo.

Interesse é o movimento de vários grupos diferentes que, em tempos passados serem inimigos comum, se aliarem, se ajudarem e se protegerem quando surge inimigos maiores. Não dá pra negar pela história algumas perseguições aos cristãos causados pelos muçulmanos xiitas (No Irã ainda acontece nos dias de hoje), entretando, em tempos de Estado Islâmicos (sunitas) os problemas de mera divergência se tornam irrisórios e as brigas históricas caem por terra.


O Estado Islâmico perdeu muita força em muitos pontos estratégicos da jihad no Oriente Médio, mas ainda eles focam na oposição contra governo do Iraque. É notório esse envolvimento e o apoio de algumas comunidades muçulmanas em apoio aos cristãos - isso é digno de nota e louvor! 

Fonte: AINA

EZEQUIEL DOMINGUES DOS SANTOS

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor Ezequiel. Não sei o que ocorreu mas não estava atualizando as postagens do seu blog na minha lista de blogs favoritos, então foi necessário sair e me cadastrar novamente em seu blog.

    Um forte abraço
    Pastor Ismael
    Blog "Aqui eu Aprendi!"

    ResponderExcluir