sábado, 13 de junho de 2015

PAQUISTÃO: CATÓLICO FOI ENFORCADO POR UM CRIME QUE NÃO COMETEU (LEIA SUA ÚLTIMA CARTA)


A justiça no mundo é muito injusta! O mesmo Paquistão que dias atrás libertou os supostos terroristas do Talibã que atiraram na ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Malala por falta de provas; agora, no dia 10/06 executou a pena de morte no cristão católico Aftab (foto) por um assassinato triplo que ele não cometeu.

Aftab foi enforcado nesta quarta-feira, mas tinha sido sentenciado em 1992 quando tinha apenas 15 anos de idade. Mesmo com os apelos da Igreja Católica e dos ativistas dos Direitos Humanos a ordem de execução não foi revogada.

O cidadão paquistanês alega inocência; ele disse que durante sua prisão os policiais pediram 50.000 rúpias para libertá-lo, mas ele não tinha o dinheiro.

Pouco antes de sua execução Aftab escreveu sua última carta expressando seus sentimentos. Leia abaixo:

"Acabei de receber meu carrasco de preto. Ele diz que eu vou ser enforcado pelo pescoço até a morte na quarta-feira, junho 10. Eu sou inocente, mas eu não sei se isso vai fazer alguma diferença.

Durante os últimos 22 anos da minha prisão, eu tenho recebido sentenças de morte muitas vezes. É estranho, mas eu não posso mesmo dizer-lhe quantas vezes eu tenho dito que estou prestes a morrer.

Obviamente, ele se sente mal quando os warrants são emitidos. Eu começo a contar os dias, o que é em si mesmo dolorosa, e eu acho que os meus nervos estão acorrentados, da mesma forma como o meu corpo.

Na verdade, eu morri muitas vezes antes da minha morte. Suponho que a minha experiência de vida é diferente da maioria das pessoas, mas eu duvido que haja qualquer coisa mais terrível do que ser dito que você vai morrer, e, em seguida, ficar sentado em uma cela de prisão apenas esperando por esse momento.

Por muitos anos - desde que eu tinha apenas 15 anos de idade - eu tenho sido encalhado entre a vida e a morte. Tem sido um limbo completo, total incerteza sobre o futuro.

Eu sou um cristão, e às vezes isso é difícil aqui. Infelizmente, não é um prisioneiro em particular que tenha tentado tornar nossa vida mais difícil. Eu não sei por que ele faz isso.

Fiquei muito chateado com os atentados de cristãos em Peshawar. Isso me machucou profundamente, e eu desejo que as pessoas paquistaneses poderiam possuir um sentimento de nacionalidade que cancelou seu sectarismo. Há um pequeno grupo de nós aqui, que somos cristãos, apenas quatro ou cinco, e agora estamos todos em uma célula, que tem melhorado a minha vida.

Eu faço tudo que posso para escapar da minha miséria. Eu sou um amante da arte. Eu era um artista - apenas um comum - desde meus primeiros dias, quando eu era primeiro consciente de nada.

Mesmo naquela época, eu estava inclinado para a pintura, bem como escrever versos. Embora eu não tinha treinamento, era apenas um dom de Deus. Mas depois que eu foi levado para a cadeia eu não tinha outra maneira de expressar meus sentimentos, como eu estava então em um estado de completo alienação e solidão.

Comecei há algum tempo a pintar todas as indicações para a cadeia Kot Lakhpat, onde eu estou realizada. Então me pediram para fazer sinais para outras prisões. Nada neste mundo pode me dar mais felicidade do que o sentimento quando eu pintar alguma idéia ou sentimento sobre a tela. É a minha vida, então eu estou feliz em fazê-lo. Minha carga de trabalho é grande, e estou exausto no final de cada dia, mas estou contente com isso, uma vez que mantém minha mente fora outras coisas.

Eu não tenho família para me visitar, por isso, quando alguém vem, é uma experiência maravilhosa. Ele me permite colher ideias do mundo exterior que eu possa, em seguida, expressar na minha tela. Sendo perguntado sobre como eu foi torturado pela polícia trouxe de volta memórias terríveis que eu transformaram em imagens, embora talvez tivesse sido melhor não ter que pensar no que a polícia fez para tentar obter me a confessar falsamente a este crime.

Quando ouvimos a notícia sobre o levantamento da moratória pena de morte em Dezembro de 2014, o medo prevaleceu durante as células da prisão aqui. Havia um sentido primordial de horror. A atmosfera ficou sombria sobre todos nós. Mas, em seguida, as execuções na verdade começou em Kot Lakhpat Jail, e todos começaram a passar por tortura mental. Aqueles que estavam sendo enforcados haviam sido nossos companheiros por muitos anos nesta estrada até a morte, e é natural que suas mortes nos deixaram em um estado de desespero.

Enquanto a moratória pena de morte foi encerrado com o pretexto de matar os terroristas, a maioria das pessoas aqui em Kot Lakhpat são acusados ​​de crimes regulares. Completamente como matá-los vai acabar com a violência sectária no país, eu não posso dizer.


Espero que eu não morra na quarta-feira, mas eu não tenho nenhuma fonte de dinheiro, então eu só posso confiar em Deus e em meus advogados voluntários. Eu não perdi a esperança, mesmo que a noite é muito escuro."


Fonte: ÁSIA NEWS

EZEQUIEL DOMINGUES DOS SANTOS

Um comentário:

  1. Chocante esta história.
    A nossa sociedade está cravejada de mentes mórbidas, mesquinhas e satanizadas.
    O prazer deles está na morte dos bons e dos justos.
    O povo deu-lhes o lugar de chefes temporais e eles usam-no para cometer crimes.

    ResponderExcluir