quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

A RACIONALIDADE E A EXISTÊNCIA DE DEUS



É irracional acreditar em Deus? Muitas pessoas pensam que a fé e a razão são opostos; elas acreditam que a crença em Deus e o raciocínio lógico são como água e óleo. Elas estão erradas. A crença em Deus é muito mais racional do que o ateísmo.

A lógica pode mostrar que há um Deus. Se você olhar para o universo com o bom senso e uma mente aberta, você perceberá que ele está repleto das "digitais de Deus". Um bom lugar pra começar é com um argumento de Tomás de Aquino, o grande filósofo e teólogo do século 13. O argumento começa com a, não surpreendente, observação de que as coisas se movem.

Mas nada se movem sem razão. Algo deve causar esse movimento. E o que tenha causado esse movimento, deve ser causado por alguma outra coisa, e assim por diante. 

Mas esta cadeia causal não pode ir para trás eternamente. Ela deve ter um começo. Deve haver um motor imóvel para começar a todo o movimento do universo: Um primeiro dominó para começar toda a cadeia de movimento, uma vez que a matéria não vai se mover sozinha.

Uma objeção moderna a este argumento é que alguns movimentos na mecânica quântica (Decaimento Retroativo, por exemplo) não têm nenhuma causa discernível. Mas espere um segundo... Só porque os cientistas não veem uma causa, não significa que não exista nenhuma. Significa apenas que a ciência não descobriu ainda. Talvez algum dia descubram. Mas, então, terá que ter uma nova causa para explicar isso. E assim por diante.

Mas a ciência nunca vai encontrar a primeira causa. E isso não é um golpe na ciência. Significa simplesmente que a primeira causa está fora do alcance da ciência. Outra maneira de explicar esse argumento é que tudo o que começa deve ter uma causa. Nada pode vir do nada.

Então, se não há primeira causa, não pode haver segundas causas. Ou coisa alguma. Em outras palavras, se não houver um criador, não pode haver um universo.

Mas, e se o universo for infinitamente velho, você pode perguntar? Bem, todos os cientistas concordam que o universo não é infinitamente velho, e que teve um começo no Big Bang. Se o universo teve um começo, então ele não teria que existir. E as coisas que têm de existir, devem ter uma causa. A confirmação desse argumento da cosmologia do Big Bang.

Sabemos agora que toda a matéria, ou seja, todo o universo, passou a existir cerca de 13,7 bilhões de anos atrás e está se expandindo e esfriando desde então. Mais nenhum cientista duvida disso, mesmo de ter sido comprovado cientificamente, os ateus chamam isso de "criacionismo disfarçado".

Agora adicione essa premissa, uma segunda premissa muito lógica, o princípio da causalidade, que diz que nada começa sem uma causa adequada. E você chega a conclusão de que, já que houve um Big Bang, deve haver um "causador do Big Bang". 

Mas o "causador do Big Bang" é Deus? Por que ele não poderia ser apenas um outro universo? 

Porque a Teoria Geral da Relatividade de Einstein diz que todo o tempo é relativo a matéria, e uma vez que toda a matéria começou a 13,7 bilhões de anos atrás assim como o tempo. Não há tempo antes do Big Bang. Mesmo se houver tempo antes do Big Bang, mesmo se houver um multi-verso, ou seja, muitos universos com muitos Big Bangs, como diz a Teoria das Cordas é matematicamente possível, isso também deve ter um começo.

Um princípio absoluto é o que a maioria das pessoas entende por Deus. No entanto, alguns ateus acham a existência de um número infinito de outros universos mais racional do que a existência de um Criador.

Não importa que não há nenhuma evidência empírica de que qualquer um destes universos exista, muito mil ou um zilhão. A conclusão de que Deus existe não requer fé. O ateísmo requer fé. É preciso fé para acreditar que tudo vem do nada. É preciso apenas razão para acreditar que tudo vem de Deus.
  




EZEQUIEL DOMINGUES DOS SANTOS

Fonte: PETER KREEFT

1. O ATEÍSMO MILITANTE
2. POR QUE O ATEÍSMO É TÃO COMUM NAS UNIVERSIDADES
3. EX-ATEUS NOTÁVEIS
4. PALAVRAS DE UM EX-ATEU
5. INDAGAÇÕES ATEÍSTAS (COM RESPOSTAS)
6. INTELECTUAL EX-ATEU LANÇA BÍBLIA DE ESTUDO
7. RESPOSTAS A UM ATEU
8. NÃO TENHO FÉ SUFICIENTE PRA SER ATEU - (O DARWIN E SUA "SANTÍSSIMA TRINDADE")

2 comentários:

  1. As pessoas falam de assuntos que não sabem, Ezequiel Feliz Natal desejo paz, amor e saúde beijos.
    Blog /Fan Page / TSU/

    ResponderExcluir
  2. muitas vezes as pessoas trocam as coisas, e nem sabem o que existe, o que Deus fez faz e vai fazer. Eu sempre escuto coisas absurdas, quando Deus criou o mundo ele criou tudo, só que as naçõesfizeram com que deus selar o livro onde está tudo retgistrado, e para isso qele q deixou as profecias e se formos observar direito a profecia já está começando a se cumprir.

    ResponderExcluir