sábado, 18 de outubro de 2014

DESCONSTRUINDO A DESCONSTRUÇÃO - REPENSANDO A IDADE MÉDIA

                                      Já começa por aí: quanta ignorância na arquitetura não acham?

Aposto que a grande maioria dos que passaram nesse blog e leram esse artigo já ouviram e até acreditaram em muitos dos jargões de que "a Igreja era contra a ciência", que 'não permitiam o desenvolvimento", que matou milhares de pessoas, de que as pessoas eram ignorantes e supersticiosos.

Esses cacoetes mentais dominam todo o cenário "intelectual" brasileiro que por tabela repassa pra gerações de pessoas que não pesquisaram de fato a História.

Mencionam alguns erros naturais de época, mas não mencionam que o cristianismo civilizou o ocidente bárbaro, inventou universidades, hospitais, patrocinou estudos científicos e as artes além de elevar o conceito de direitos humanos baseado nas Escrituras.

Muitos mitos foram criados em cima da Idade Média trazendo um estereótipo negativo do que seja uma civilização que acabou de mudar sua cosmovisão para um novo patamar de atividade social. Um verdadeiro historiador não é levado por ideologias desconstrucionistas pra negativizar uma força histórica que trouxe muitos benefícios não só para o Ocidente quanto para o mundo.

Até mesmo em questões sociais:


Será que os medievais eram tão incultos?


A Idade Média era contra a Razão, e o que significa a existência desses grandes cientistas?


Veja o grande luminar da Idade Média: Tomás de Aquino (ilustração de sua superioridade filosófica contra o muçulmano Averroés debaixo de seus pés)



Desconstruindo alguns mitos conhecidos

Na Idade Média o regime era de opressão?


A Igreja é o ópio do povo - Ele manteve o regime feudal para fruir de vantagens mesquinhas?


A Idade Média foi a "noite de mil anos", em que a cultura desapareceu?


Na Idade Média a ciência ficou estagnada, e não houve progresso técnico?


Outras refutações, outros mitos desmascarados quanto a essa era tão vilipendiada por aqueles que chamamos de "intelectuais" estão nessas fontes abaixo (inclusive as fontes) para se perceber que os brasileiros têm uma educação cheia de tendencias e preconceitos quanto ao produção do conhecimento científico aliado a religião cristã.

 Disse Leão XIII sobre a Idade Média: “Tempo houve em que a filosofia do Evangelho governava os Estados.

“Nessa época, a influência da sabedoria cristã e a sua virtude divina penetravam as leis, as instituições, os costumes dos povos, todas as categorias e todas as relações da sociedade civil."

Para o professor Rodney Stark em "A Vitória da Razão": “A idéia de que a Europa caiu na Era das Trevas é um boato espalhado por intelectuais anti-religiosos, amarguradamente anti-católicos do século XVIII que estavam decididos a afirmar a superioridade cultural do seu próprio tempo, e que engrossavam sua pretensão denegrindo os séculos passados como — nas palavras de Voltaire — uma época em que a "barbárie, a superstição e a ignorância cobriram a face do mundo."

“Afirmações como essas foram repetidas tão freqüentemente e tão unanimemente que, até muito recentemente, dicionários e enciclopédias aceitaram a "Era das Trevas" como um fato histórico.

“Alguns escritores até pareciam sugerir que o povo vivendo, digamos, no século IX, descrevia seu próprio tempo como sendo de atraso e superstição.

“Afortunadamente, nos últimos anos estes pontos de vista ficaram tão completamente desacreditados que até alguns dicionários e enciclopédias começaram a se referir à noção de "Era das Trevas" como sendo um mito.”  


Fonte: REPENSANDO A IDADE MÉDIA
Fonte: GLÓRIA DA IDADE MÉDIA

EZEQUIEL DOMINGUES DOS SANTOS

2 comentários:

  1. A Igreja tem o dever de ser justa e trabalhar em defesa dos mais fracos e humildes.
    A Igreja, comunidade dos crentes deve ser pacífica e defender o amor, o respeito. a dignidade, a partilha,etc
    Sabemos que se fizeram muitos erros. Hoje que se dizem todos iluminados,que vivam não de críticas mas de verdade e do amor de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Poxa !
    Você acabou de desconstruir TUDO que eu aprendi no meu Ensino Médio. Destruiu juntamente todos os meus conceitos a respeito da dessa época. !
    Realmente não dá para pegar conhecimentos prontos e utilizá-los para alguma coisa; pude perceber como nosso ensino é realmente tendencioso e acredito que a maioria dos meus professores nem saibam destes dados que você colocou a disposição.
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir