sexta-feira, 27 de junho de 2014

NÃO OUVIR | NÃO SER OUVIDO | OUVIR E NÃO ENTENDER | OUVIR E DESOBEDECER



Não ouvir Deus

Muitos, senão todos os cristãos têm sempre como petição que Deus fale, que se manifeste, que Ele se apresente nas suas vidas. Vira quase uma ladainha sem ao menos tentarmos refletir se por acaso nós é que estamos preparados para ouvir a Sua voz!

É impossível um cristão autêntico não desejar se relacionar com o seu Criador; relação é de fato a comunhão com alguém em mútuo entendimento. Hoje, mais do que em toda a História da humanidade, nunca ficou tão fácil para o homem ouvir Sua doce voz; no entanto, nunca o homem ficou tão apático espiritualmente ou tão distraído com questões secundárias da vida - coisas essas que Deus já se encarregou de cuidar - ao invés de buscar um relacionamento mais fervoroso e sem interesses ou barganhas.

Diferentemente de hoje, em tempos remotos não era tão "acessível" a presença de Deus... se bem que no início de tudo, antes da Queda do homem, não era necessário prestar culto ou mesmo o ato de orar, haja vista Adão se relacionar com Deus face a face no jardim com nenhum impedimento. Porém após a queda ficou imperativo a atitude humana do 'invocar', 'orar', 'suplicar' e ‘prestar culto’ coisas normais para os filhos de Deus, mas que não significa a ordem natural das coisas devido a nossa natureza depravada; no início não era assim, por isso a necessidade do ‘cultuar’.

Assim mesmo foi progredindo as revelações para o homem até culminar no surgimento da casta separada e consagrada (pelo próprio Deus) chamada de sacerdotes - homens santificados cujo ofício era fazer intermédio entre o homem a Deus -, assim como os profetas que faziam o contrário, de Deus aos homens.

É motivo de alegria, de contemplação e de gratidão vermos que estamos em uma aliança mais excelente, mais superior e mais profundo com o Deus de Israel a ponto de não necessitarmos de sacerdotes (o que não significa a abolição da obediência ás autoridades constituídas, pois Deus aprova tal nobreza de espírito) nem de ninguém "acima" de nós para termos contatos com Deus. Para termos acesso a sala do trono não precisamos de um ser humano pecador como nós, mas sim de uma substância poderosa: Pelo sangue de Jesus, o novo e vivo caminho.

Esse sangue que pagou nossas dívidas e delitos também nos concede o acesso aos ouvidos de Deus e reconfigura os nossos para ouvir a voz Dele. Por isso que fica sem sentido algum, a vida de um filho que não se relaciona de corpo, alma e espírito com o seu Pai. 

Porém existem os desatenciosos seja por ignorância, dureza de coração ou falta de instrução não percebe que Deus está falando com ele... dependendo daquilo que lhe é falado, se não dar outra oportunidade, pode gerar conseqüências drásticas.

Não ser ouvido por Deus

Certa vez um jovem que estava desempregado, ficou por tanto que o deixou em muitas necessidades básicas a ponto de querer um emprego mais que tudo nesse mundo, procurava e não conseguia de jeito algum. Conversando com seu pai sobre isso foi sugerido: “Leve seu currículo para um pastor; já que Deus não te ouve pode ouvir o pastor e assim te abençoar.”

Foi aí que começou a crise existencial desse rapaz, ficou martelando isso na cabeça – o que será de mim se Deus não quer me ouvir?, o que ele tem contra mim?, pra quê eu existo então se a minha maior esperança não me ouve? e a minha salvação? será que vou ser danado? não tenho acesso livre a Deus como diz a Bíblia?

É claro que é até necessário que Deus não nos ouça em tudo porque nem sempre sabemos pedir ou pedimos coisas fora da sua vontade, no entanto creio ser a maior miséria para o ser humano ter a rejeição dos ouvidos do Senhor. Antes essa pessoa não tivesse nascido do que ter suas orações sinceras abominadas por Aquele que nos amou!

Ouvir e não entender a Deus

Muitos irmãos já me falaram: “Se Deus falar com você, terás a plena certeza de que é Ele falando contigo”. Até entendo que isso aconteça, mas nas Escrituras Sagradas também há fatos que mostram a possibilidade de alguém ouvir a voz do Eterno e não compreender (1ªSamuel 3: 1-10)

Deve ser no mínimo engraçado ao ver o grande privilégio de tal pessoa receber a maravilhosa graça de ouvir Deus sem ter desejado tal coisa e não entendê-lo. Até compreendo que por mais que Ele se adeque ao nosso limitado e mísero contexto de vida e condições, sempre teremos (nessa vida) uma natureza pecaminosa fadado a ser pó que muitas vezes faz potencializar nossa dificuldade de ter experiências místicas com o nosso Salvador. Não compreender a Deus pode gerar conseqüências não-boas para o nosso ministério, nossa vocação e procrastinar muitos dos planos¹ de Deus por meio de nós. Imagine se Samuel fingisse estar dormindo e não respondesse o sacerdote já que achava que era ele... o que iria acontecer (ou deixar de acontecer em Israel por conta disso). 

Ouvir e desobedecer a Deus

Acredito que praticamente todos concordam comigo sobre, pior do que não ouvir, do que não ser ouvido e de ouvir e não entender, é o ato deliberado e rebelde de ouvir e desobedecer a Deus o mais danoso para um cristão.

 Tanto o próprio indivíduo quanto seu próximo podem ser prejudicados pela desobediência; incluo ‘o próximo’ pelo princípio de que quase em todas as obras de Deus por meio de nós há o objetivo de elevar Sua glória. Portanto, se Deus age sempre em pró do Seu reino, qual a melhor maneira de glorificar Seu reino do que arrebanhar almas para Cristo?! Logo, se eu desobedeço as ordens de Deus que age por esses moldes, firo tanto a mim que me comporto como filho rebelde - a exemplo de Jonas – quanto pior a salvação do meu próximo que é a causa final das obras do Senhor através de minha pessoa.

Darei dois exemplos histórias reais do quão triste e trágico são as conseqüências do servo desobedecer ao seu Senhor:

Uma mulher na Argentina que recebeu o chamado de Deus para missões não obedeceu, ao passo que sua vida foi passando com seu ciclo – namoro, ocupações, casamento, filhos -, até que essa mulher (já na sua velhice sem ter cumprido sua carreira) recebeu no portão da sua casa um missionário enviado por Deus que disse mais nada além disso: “Assim diz o Senhor: 200.000 argentinos irão ao inferno e você dará conta de cada uma deles naquele Grande Dia”. No outro dia ao amanhecer a mulher estava morta. 

Para ouvir a história assista o vídeo a partir de 1:18:00.



É glorioso ser chamado por Deus para uma obra...mas quão pesado são as responsabilidades e quão sério o juízo para os relaxados!

Um outro exemplo que implica no seu efeito para com o próximo é na desobediência desse que vos escreve. Certa vez eu estava indo ao trabalho e no caminho encontrei um colega que sempre vivia bêbado (somente vi 'são' três ou quatro vezes em todo o tempo que conheci), nesse momento estava inteiramente sóbrio e me cumprimentou; ele estava indo em direção oposta por isso não deu para nós conversarmos um pouco, até porque eu estava em cima da hora para o trabalho. Ao me cumprimentar Deus falou forte e claramente ao meu coração a ponto de meu peito arder – jamais vi coisa parecida acontecer comigo a ponto de eu parar e pôr a mão no coração -, sabia que era Deus falando comigo; dizia: “fale de Jesus pra ele agora”.
Parei, olhei para trás e deixei o homem seguir andando e eu segui meu rumo pensando no que senti (em vez de obedecer a ordem divina); não mais tive oportunidade de vê-lo... só no seu velório! ele foi atropelado por uma moto e morreu. Pedi perdão a Deus pela minha negligência e repensei muito sobre minha submissão ao Senhor, várias passagens na bíblia que diz respeito a omissão me atormentaram, entre muitas, a do profeta Ezequiel 33: 5,6,8,9.
Não sei se esse homem está no inferno nesse momento, mas sei que ele teve uma grande oportunidade; aliás, NÃO teve oportunidade porquê eu desobedeci a Deus em não enviar a mensagem de salvação pra ele. Fico pensando se eu estivesse no lugar dele... eu ia querer uma oportunidade para ser salvo antes de partir, e por desobediência não dei essa chance.
Pessoas estão indo todos os dias para a condenação eterna por causa de omissões e desobediências!
É preciso aguçar mais nossa percepção no espírito para entender, sensibilizar coração para ouvir e coragem para obedecer. O servo de verdade faz a vontade de seu Senhor, ouve sua voz e a obedece; muitas vidas estão em jogo... em quem sabe até as nossas!
Deus não censura Sua voz pra quem deseja ouvir, tem ouvidos misericordiosos pra os que lhe dirigem orações, compreende os que não lhe entende e perdoa os que se arrepende de suas desobediências e omissões! Tão somente nos esforcemos pra fazer o melhor e aperfeiçoar nossa caminhada cristã para que não Naquele Dia não sejamos reprovados pelo fogo!

EZEQUIEL DOMINGUES DOS SANTOS 

¹ ainda que Seus planos não são frustrados, creio na liberdade dada por Deus para que o homem em pleno querer e consciência possa o rejeitar. 

Um comentário:

  1. Bom dia!
    A paz do SENHOR \o/.
    Blog muito bacana, Deus continue abençoando!

    Abraço,
    Lipe Augusto.

    ResponderExcluir