sábado, 25 de janeiro de 2014

UM MÁRTIR IRANIANO LEMBRADO 20 ANOS DEPOIS

     túmulo do líder cristão Haik

Há 20 anos atrás, mais necessariamente no dia 19 de janeiro de 1994, foi morto à facadas o líder cristão Haik Hovsepian porque protestava pela libertação de seu amigo, o também pastor Mehdi Dibaj que tinha sido preso por 10 anos e condenado a pena de morte por apostasia.

                                                   Mehdi Dibaj, morreu seis meses depois de Haik

Não só Haik Hovsepian foi perseguido, mais muitos outros líderes cristãos nos anos 90. Um entrevistado iraniano (cujo nome foi mantido em sigilo) disse ao meio de comunicação World Watch Monitor que os cristãos ainda temem as perseguições do governo iraniano... mesmo depois de 20 anos!

Segundo esse entrevistado as perseguições são as mesmas, mas de modos diferentes. Antes eram mais brutais e rapidamente havia assassinatos às  pessoas que se tornavam cristãs, hoje a abordagem é suavizada, porém com mão forte. Usam-se pressões de vários tipos: multas caríssimas, prisões de longo tempo e muitas ameaças.

                                                     Família do pastor Haik Hovsepian

Em 2007 a família Hovsepian fundou uma organização sem fins lucrativos para apoiar e socorrer cristãos que sofrem injustiças no Irã por meio de ajuda jurídica, visitas em igrejas e palestras. A viúva (no centro da foto) está escrevendo seu primeiro livro sobre o assunto além de aconselhar muitas outras viúvas.

Linda história de superação em meios a acontecimentos trágicos em família. É compreensível que muitas indagações à respeito da vontade de Deus possa surgir na mente de quem passa por situações assim; somente aqueles que superam conseguem entender com o tempo, o quanto vale Reino de Deus é para os corajosos que se submetem inteiramente aos seus desígnios.

Fonte em inglês: WORLD WATCH MONITOR

EZEQUIEL DOMINGUES DOS SANTOS

2 comentários:

  1. Ao longo da nossa história todos ou quase todos os cristãos foram perseguidos. Jesus serve-se destas provas para nos mostrar que a vida verdadeira não é a deste mundo.
    Felizes os que acreditam e O seguem.
    Precisamos de mais oração.

    ResponderExcluir
  2. Grande texto meu querido Ezequiel!
    Verdadeiros Heróis da Fé e exemplos maravilhosos para os cristãos!
    Bençãos sobre tua vida e seu blog evangelizador!

    ResponderExcluir