segunda-feira, 13 de maio de 2013

SEÇÃO – VISÃO OU SONHO? (PARTE 1)




A grande força motriz para minhas reflexões sobre a vida, a morte, problemas, céu, inferno, fim, começo, volta de Cristo e etc., foi esse fenômeno que abarca a todos que estão “in off” nos seus locais de repouso, sonhos...ou visões vão saber!  Claro que nem sempre iremos levar para o lado supersticioso da coisa, até porque isso às vezes são descargas emocionais de mentes sobrecarregadas, ansiosas e com muitos reflexos do dia anterior; assim, os sonhos servem como reparadores para o bom funcionamento do corpo humano.

Porém, como cristãos e crentes que Deus fala com homem seja por revelações, por visões e etc., fala também – por que não – por intermédio de sonhos. Muitas passagens bíblicas mostram que Deus se manifestava aos seus servos enquanto dormiam ou descansam e muitos deles achavam que eram apenas coisas da cabeça:

·         Deus falou com Jacó (de noite) em visões Gn 46:2.
·         Deus dava grandes revelações a José em sonhos Gn 37.
·         Deus chamou Samuel enquanto dormia Sm 3.
·         As revelações dos últimos dias foram dadas em sonhos por Deus (Dn 2,4 e 7).
·         Deus falou com Abimeleque em sonhos Gn 20:3.
·         Um anjo falou em sonho com José Mt 1:20.
·         Eliú disse a Jó que Deus fala de diversas formas, entre eles com sonhos Jó 33:15

Bom, para não ficar muito extenso e fastidioso relatarei já o sonho. Trato como sonho não como visão ainda que alguns a tenham por isso, vai ficar a critério de quem ler esse postagem; eu mesmo não tenho uma opinião certa disso, o que sei é que foi muito real (como muitos sonhos são), tive muitas reações emocionais (também como em muitos sonhos temos), nunca mais esqueci, sempre vem a minha cabeça e o interessante é que de lá pra cá esse sonho mudou completamente a  minha forma de ver e pensar sobre o ser humano.

Eu estava num lugar escuro que tinha apenas um feixe luz quadrado, como se eu estivesse em um galpão de costas para a janela e olhando em direção ao feixe de luz, não necessariamente com a janela atrás de mim, mas como se  janela estivesse ao alto do galpão; o lugar era assombroso e muito sujo e o que mais mexia comigo era o fato de ter centenas e centenas de cadáveres todos amontoados, só não entendo até hoje o porquê de serem corpos de orientais, todos estavam usando roupas de monge budistas e alguns estavam nus; praticamente todos eram budistas porque além das roupas estavam carecas, todos estavam mortos de olhos abertos.

Enquanto eu ficava contemplando essa cena, dentro do sonho comecei a me indagar: Que valor tem o corpo humano? Que sentido tem a vida se não houver uma vida após a morte? Que graça tem a vida se o seu corpo não dura quase nada e cabe em uma vala qualquer se for jogado? Que tipo de alegria pode haver na morte de quem provavelmente vai par ao inferno?

Fiquei muito mal, fiquei o dia todo pensando no sonho e nos questionamentos que comecei a ter e um pouco de desespero se por acaso Deus não existisse, daí então comecei a perceber quão breve é a vida e quantos milhões de corpos perdem seu valor quando lhes sai o espírito.

Eu já pensei se talvez fosse um chamado para missões em países budistas, sei lá (há um ano me interessei bastante pela tradição tibetana e li um de suas literaturas) só Deus sabe! Pensei se talvez pela realidade desse sonho fosse realmente uma visão escatológica se no corpo não sei, Deus o sabe ou um sonho qualquer por ter dormido de barriga cheia rsrsrs; mas uma coisa eu sei, que uma era a minha visão de mundo antes desse sonho e outro depois.

EZEQUIEL DOMINGUES DOS SANTOS

4 comentários:

  1. É dormir de barriga cheia geralmente não é bom , más os sonhos sempre trás uma mensagem Ezequiel, difícil é interpretar da maneira correta , más pelo seu relato te fez mudar alguns conceito sobre a humanidade o que já é bom, bom sonhos rs .

    ResponderExcluir
  2. É, mudou bastante a mim.. "bons sonhos" como esse já bastaram o suficiente. :)

    Ezequiel Domingues dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Eu já tive visões em sonho. Eu tinha um comércio e conhecia muitas pessoas nas redondezas do local, inclusive um casal que tinha uma loja ha alguns quarteirões. Sonhei a noite toda que a loja deles estava sendo roubada, a noite, eu falava no sonho: "olhem tem ladrões roubando a loja, e vários faróis de carro aceso passando e a loja sendo roubada e ninguém percebia somente eu. Ai então quando acordei e fui até meu comercio, a primeira pessoa que encontro no dia foi a dona da loja, me dizendo que a loja havia sido roubada durante a noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! sem dúvida nenhuma que não foi um mero sonho.

      Ezequiel Domingues dos Santos

      Excluir