quinta-feira, 25 de abril de 2013

O ENSINO "POLITICAMENTE CORRETO" NA NOVELA CARROSSEL


Com tantas mensagens imorais e lixos mentais que se veem nas novelas brasileiras, Carrossel tem até trazido coisas boas para os lares: bons costumes, família tradicional, a fé como parte cotidiana das crianças e tem alcançado um bom público infantil; cabe lembrar, que esse trabalho se originou nos anos 90 (eu acompanhei) e na emissora SBT foi adaptado pela autora e mulher se Sílvio Santos - Iris Abravanel -  que até mesmo em sentimentos as origens étnicas da mesma, percebe-se uma certa queda em visibilizar um pouco do judaísmo mostrando um menininho judeu e um delegado com a quipá (também judeu); também ensina tolerância ao pensamento alheio, um certo ecumenismo de leve e etc.

Não fugiu muito do que foi a versão anterior; essa última tem agradado uma parte do público evangélico. Como qualquer um sabe, nada do que se passa na TV seja por desenhos, seriados, filmes está firmado em neutralidade, mas é passado ao telespectador regado de ideologia e expressões de algum seguimento social, político, regional que visa formar opinião pública e quando possível mudar o costumes das massas.

Apesar de ter muitas mensagens boas e saudáveis nessa novelinha, percebi que em algumas histórias havia na atmosfera um ar de "maquiavelismo" com um ensino politicamente correto de que "o fim justifica os meios" tratando de um pecado inegociável para os cristãos (mentira) sendo tolerável para uma boa causa; e isso foi notável várias vezes.

Para os cristãos, baseado na Bíblia Sagrada sabem que nenhuma mentira pode vir da verdade ( 1ª João 2:21); é razoável que impregnam nas mentes das crianças, que é um lugar tão fértil, receptivo e absorvente que é um comportamento normal mentir aos pais para ajudar os coleguinhas?  qual será o desenvolvimento dessa maneira de resolver as coisas lá pela fase adulta se mentir em nome do bem é moralmente bom?

Ao adquirir essa cosmovisão onde não há limites para consciência manchada de ''mentiras sinceras'' abre-se uma abertura enorme para qualquer tipo de comportamento sociopata, no começo pode parecer inofensivo; mas, assim como para o crescimento do bolo necessita de um tantinho de fermento, muitas deformidades de caráter são incitadas por pequenas ideias e regadas ao longo do tempo, basta estudar a vida dos José Dirceus, Genoínos, Demóstenes e Lulas por aí; os melhores exemplos a serem citados.


EZEQUIEL DOMINGUES DOS SANTOS

7 comentários:

  1. Olá Ezequiel agradeço a visita,tenho 3 filhos e sempre tento passar para eles que não se mente em nenhuma circunstância, pois só haverá problemas,mas infelizmente as novelas de hoje mesmo as infantis,pregam muito disputa entre si e mentiras,mesmo que seja sutilmente,seguindo aqui e o canal do youtube,Deus te abençoe.
    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com/
    http//deusguianossospassos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. oieee to te seguindo sou um parceiro da UBE veja o meu blog irmão http://ning.it/10HrAAA

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, e pra vc também uma ótima sexta, que deus te abençoe............

    ResponderExcluir
  4. Oi Ezequiel tenho alunos de EBD que gostam de Carrossel eu também tenho uma boa lembrança dessa novela as novelas que eles dedicam a crianças hoje em dia ensina outras coisas.Lembro que quando acabou Carrossel começou Tiquititas que era um monte de órfãs que eram mal tradas e namoravam estando muito novas eu não entendia mais comecei a ver varias amigas da minha idade só pensando em namoro tudo bem que não é como os namoros de criança de hoje.
    Com isso quero dizer eu desconfio eles colocam uma novela bem inocente ai quando os pais ja estão confiantes a novela acaba e eles colocam novelas com crianças só que bem "moderninha"

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente pra mim é a melhor novela que existe no momento, pouco tempo aqui em casa minha filha de apenas 2 anos e pouco estava querendo beijar detalhe ela colocava a linguinha pra fora estranhei depois vi numa novela das 8 e vi que ela veio fazer igual ,pronto foi o fim não assisto mais .
    parabéns pelo blog
    http://nubiabia01.blogspot.com.br/
    caso queira curti também minha pagina
    https://www.facebook.com/jeitosimplesdeser e boa noite.

    ResponderExcluir
  6. Carteirinha do Agenda dos Blogs pronta, gentileza retirar a sua aqui http://carteirinhasagendadosblogs.blogspot.com.br/
    abraços

    ResponderExcluir