sábado, 6 de abril de 2013

O CICLO DIVINO

"Assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, a pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mais fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. "  - Isaías 55:10,11


Todo e qualquer acontecimento no decorrer da história e da vida humana tem a permissão de Deus, sua intervenção, sua contemplação, sua aprovação, sua desaprovação, sua indignação etc., o fato de dizermos que ele está no controle de tudo não significa que seja num aspecto manipulatório ou ventriculador de tudo, mas que todas as coisas não passam desapercebido aos seu olhos e tem sua plena atenção.

O versículo citado no começo expõe a objetividade do Criador em qualquer de suas ações; claro!, logo Deus, o Ser Perfeito e Supremo nunca teria imperfeições em nada de suas obras, quanto mais em se tratando dos seus planos para com a coroa da sua criação : o ser humano.

O interesse de Deus em que o homem obtenha seu conhecimento é de grande importância porque mostra que por mais que não mereçamos sua atenção e empenho para nos alcançar, ele mesmo assim o faz por causa da sua infinita e maravilhosa graça.

A chuva e a neve que vem do alto é palavra que vem da boca de Deus: a chuva cai diretamente na terra dando condições para que haja força de vida na semente preparando-a para o crescimento do fruto.

A neve que cai nas montanhas tem o seu caminho, suas geleiras vão se derretendo e se tornando córregos que vai descendo nas colinas e que se formam em rios que trazem condições para a adptações ambientais para várias formas de animais, não é a toa que grandes civilizações só começaram a se formam em torno de rios.

A terra é o coração do mensageiro que tem que ser uma terra trabalhada, arada, fértil e receptível as substâncias que permitem germinar a semente, semente a qual é a atualização do signo de Deus meditante a palavra escrita no qual dá, para o coração do pregador, interpretação lógica e eficaz para o ouvido e coração do receptor para que entenda a mensagem anunciada.

O pão tem sua analogia em Cristo que é o pão vivo que desceu do céu; sendo o Cristo o Verbo/ Palavra de Deus; logo, o pão que é a palavra, é o alimento oferecido pelo mensageiro através da pregação, que pode sutir efeito na vida que daquele que ''come'' desse pão, e consequentemente com o aparecimento da semente no coração do receptor, começa novamente o mesmo ciclo com o fruto produzido naquele em que a palavra/pão foi dado pelo mensageiro (semeador) que tinha a semente no coração (terra) que, para permanecer fértil, tratado e receptível, tinha recebido do alto a provisão - a palavra dada pela boca de Deus (chuva e neve).

Nunca um corpo místico permaneceria na centralidade de sua mensagem durante milênios se não fosse a provisão e o sustento da parte de Deus dando vigor a mensagem recebida para sua propagação com um florescimento tal que excedesse o campo das fronteiras e se inoculasse em qualquer cultura e estrutura de sociedade do mundo em qualquer época.

Deus na sua soberana vontade, faz com que todas as coisas convergem para si mesmo sendo ele o sentido de tudo/todos; é impossível que não resulte para sua glória, qualquer ação feita em favor dos homens, ainda que muitos de nós neguemos tal privilégio, ou seja, querendo ou não querendo sempre haverá rendimentos de louvores e glórias ao Altíssimo.

EZEQUIEL DOMINGUES DOS SANTOS

6 comentários:

  1. Nossa Ezequiel, quanta informação tem por aqui! Passando pra conhecer e não me arrependi, ótimo trabalho cara.

    Abraço,
    http://sodinossauros.blogspot.com - Blog do Rárisson

    ResponderExcluir
  2. Olá ...faço parte da Agenda dos Blogs e vim conhecer seu cantinho !
    Super interessante as matérias e bem atuais . e com certeza estarei aqui conferindo as novidades ...
    Te desejo muito boa sorte sempre! Parabéns pelo blog e claro já estou te seguindo
    Bjokas Silvana
    http://srxlembrancinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie Ezequiel!
    Vi a mensagem que vc deixou através do formulário que contato do meu blog sobre vc estar tendo dificuldade para comentar. Às vezes pode ser uma instabilidade do Disqus, ou até o navegador que vc usa. O blog funciona beem melhor no Chrome.
    Espero que vc consiga comentar sempre que queira..qualquer coisa é só me avisar ;)
    Que bom que vc gostou do blog tb gostei muito do seu blog e dos seus textos.
    Um excelente fim de semana pra ti!
    Abs
    Evy
    bosquedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá !! Vim fazer uma visitinha e fiquei feliz em ver que o número de seguidores está crescendo.
    Nosso GRUPO ENTRE BLOGS também está crescendo dia a dia, você já viu? São blogs diversificados e muito interessantes. Já vi que eles tem visitado seu blog. Não deixe de visitar os blogs afiliados e colocar o comentário dizendo que chegou lá através do ENTRE BLOGS.

    BJUUSS

    CRIS
    Blog Crescimento Cristão

    Entre Blogs Grupo de Divulgação

    Fan Page Cristãos em Construção

    ResponderExcluir
  5. A Paz do Senhor irmão Ezequiel. Parabéns pelo assunto abordado.
    Do amigo (UBE) Pr.Ismael

    ResponderExcluir
  6. Ola

    Retribuindo sua gentil visita , agradeço seu comentario seja sempre bem vindo .
    Tambem faço parte do Agenda dos blogs da amada amiga Magda.

    Deus abençõe

    ResponderExcluir