quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Epitáfio dos Mártires – 4


O encaro da morte do pagão e do cristão
 
                                                    catacumba de Calixto
Nas catacumbas de Roma, nessa “grande cidade dos mortos”, há testemunhos silenciosos que resistem ao tempo e deixam suas marcas pra quem quer visitem. Nela a história conta os seus fatos reais, da maneira nua e crua, como nossos irmãos do cristianismo nascente sofreram, morreram ou foram viver debaixo da terra para adorar a Deus.
Mesmo com a vida cheia de privações e sofrimentos, esses servos de Deus encaravam a morte da maneira mais confortante que se possa imaginar. Para o pagão era o término de tudo: dos prazeres, das coisas desejáveis e gloriosas que se conquistam na vida; já para os cristãos era totalmente ao contrário: é o encontro da perfeita alegria, do encontro com o seu Deus, a mudança para a sua verdadeira morada e a vitória sobre as tribulações da vida.


Essa maneira de ver o findar da vida é expressa também nos seus epitáfios o qual revela o terror e desespero do pagão que perde seu ente querido e do encanto e singeleza do cristão que devolveu seu ente querido ao Autor da Vida.

PAGÃO

"CAIUS JULIUS MAXIMUS, 2 ANOS E 5 ME­SES (IDADE).
ó INFORTÚNIO IM­PLACÁVEL, QUE TE DELEITAS EM MORTE CRUEL, PORQUE me FOI MÁXIMO ARRAN­CADO TÃO REPENTINAMENTE, AQUELE QUE ULTIMAMENTE SE RECLINAVA NO MEU COLO? ESTA PE­DRA AGORA MARCA O SEU TÚMULO.
                                                                                      EIS A SUA MÃE !"
                                                                                                  CRISTÃO
         
      petronia, esposa de um diácono, tipo de modéstia. neste lugar dei­to os meus ossos. deixai as vossas lágrimas, caro ma­rido e filhos, e crede que é proibido CHORAR POR UMA QUE VIVE EM DEUS. ENTERRADA NO TER­CEIRO, ANTES DAS NONAS DE OUTUBRO, DURANTE O CONSULA­DO DE FESTO."
                                                                                            PAGÃO

"eu, procópia, levanto as minhas mãos contra deus que me levou inocente
ela viveu vinte anos. proclus eri­giu este."
                                                                       CRISTÃO (fragmento)

"DEUS O DEU... O TI­ROU... BENDITO!... DO SENHOR, QUE VIVEU... ANOS EM PAZ, NO CONSULADO DE..."

                                                                       PAGÃO

"ENQUANTO VIVI, VIVI BEM. MEU DRAMA TERMINOU, BREVE
TERMINARÁ O TEU. ADEUS E APLAUDE-ME."

                                                                    CRISTÃO

"O LUGAR DE FILEMON".
"VIRGÍNIO POUCO TEMPO ESTEVE CONOSCO". "O LUGAR DE SEVUS PRIMA, PAZ SEJA CONTI­GO".
"MARTÍRIA, EM PAZ ZÓTICO AQUI POSTO A DORMIR".
"O DORMITÓRIO DE ELPES GEMELA DORME EM PAZ".


                                                  Ezequiel Domingues dos Santos

6 comentários:

  1. Quero que no meu esteja escrito: De volta a casa do Pai! :)

    ResponderExcluir
  2. ''ENQUANTO VIVI, VIVI BEM. MEU DRAMA TERMINOU, BREVE
    TERMINARÁ O TEU. ADEUS E APLAUDE-ME."

    KKKKKKkKkKkKkKk , Sério Ezequiel, ri muito, me lembrei da Música da Damares. Se fosse hoje em dia, talvez essa Frase fosse de um crente. KkKkK

    Muito interessante, nunca ouvi falar dessa história. Agora conheço. Muito obg!

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Bem pensado Heverton, se fosse hoje, caberia a muitos crentes colocarem em seus epitáfios.
    Eu acho que essas frases refletiam suas filosofias de vidas; como os romanos admiravam a cultura grega encaravam suas vidas como tragédias ( no sentido de arte), então sai essas coisas que fez você rir rsrsrsrsr.
    Obrigado pelo comentário, Deus abençoe

    Ezequiel

    ResponderExcluir
  4. Comovente as lápides. É curioso o vazio que os incrédulos perpetuam. Esse vazio, tendo em vista ser tão atual, é impactante ao contrastar com a confiança dos crentes. Muito bom o seu trabalho. Edifica pois, traz à mente a responsabilidade da pregação da Escritura Sagrada.
    Fica na Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Josiane o que você disse, também penso da mesma forma, obrigado mesmo; seu comentário enriqueceu o post.

      Deus abençoe.

      Ezequiel

      Excluir
  5. Interessante né? Aqueles que não conhecem à Cristo pensam mesmo desta forma ''morreu acabou''. Não sabem eles que serão atormentados para todo o sempre!
    Deus te abençõe muitíssimo!

    ResponderExcluir