quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Epitáfio dos Mártires - 2


Afligidos, perseguidos, proscritos e humilhados são os cristãos de quase todas as épocas; mas a época do império romano foi marcado por perseguições com requintes de barbáries animalescas de forma que não se reconheciam os corpos dos irmãos em Cristo; ou estavam dilacerados, serrados, mastigado pelas feras, triturados, betumados, carbonizados etc. Os mártires das catacumbas vinham às escuras da noite, e com alguns favores de guardas entravam no Coliseu e em alguns patíbulo para pegarem os corpos para sepultarem com dignidade, ao levarem, deixavam escritos a sua memória que correu por milênios; e, atráves de curtas mensagem e descrições dessas vidas ancestrais, vemos que os tempos mudam, mas a fé pode ser vivida e praticada por todos os séculos.


                    
   Esse epitáfio é de um provável cristão romano da alta classe social romana:

       "EM CRISTO, ALESSANDRO NÃO ESTÁ MORTO, SENÃO QUE VIVE ALÉM DAS ESTRELAS, E SEU CORPO REPOUSA NESTE TÚMULO. ELE RENDEU SUA VIDA SOB O IMPERADOR ANTONINO, QUEM EMBORA PUDESSE TER PREVISTO QUE GRANDE BENEFÍCIO LHE RESULTARIA DE SEUS SERVIÇOS, SÓ LHE OFERECEU ÓDIO EM VEZ DE GRAÇA, PORQUE ENQUANTO ESTAVA SOBRE SEUS JOELHOS, JÁ PARA OFERECER SACRIFÍO AO DEUS VERDADEIRO, FOI TIRADO PARA SER EXECUTADO. OH, TEMPOS TRISTES AQUELES NOS QUAIS AINDA ENTRE OS RITOS E ORAÇÕES SAGRADAS, NEM AINDA NAS CAVERNAS PODÍAMOS ESTAR SEGUROS ! O QUE PODE SER MAIS MISERÁVEL QUE UMA VIDA TAL? E QUE MORTE PIOR QUE AQUELA EM QUE NÃO PODEM SEM SEQUER SER SEPULTADOS PELOS AMIGOS E PARENTES? NO FIM ELES BRILHAM NO CÉU. APENAS VIVEU QUEM VIVEU EM TEMPOS CRISTÃOS".

Às vezes, as perseguições ficavam mais ferrenhas contra os cristãos que muitas vezes não davam para dar devida atenção a cada corpo como queriam por causa de grandes matanças, então eram colocados muitos corpos na mesma caixa mortuária por causa do tempo curtíssimo, e nos epítáfios era representado por apenas um nome, mas todos tinham seus nomes no Livro da Vida:

         "MARCELA E QUINHENTOS E CINQUENTA MÁRTIRES DE CRISTO".

Também há lindas histórias de soldados romanos que se convertiam e já tinham chamado para receberem a coroa do martírio:

          "EM CRISTO, NO TEMPO DO IMPERADOR ADRIANO, MÁRIO, UM JOVEM OFICIAL MILITAR, QUE VIVEU O SUFICIENTE, DERRAMOU SEU SANGUE POR CRISTO E MORREU EM PAZ. ESTE É UMA LEMBRANÇA DE SEUS AMIGOS COM LÁGRIMAS E TEMOR".

                                               
                                                   

                                           Fonte por meio do livro: O mártir das catacumbas
                                                                      
                                                         Ezequiel Domingues dos Santos

2 comentários:

  1. Paz Ezequiel,Acredito que não existe perseguição maior ou menor .
    Mais se houver tenho por mim que a maior é a luta daqueles que professam a mesma Fé e são amentes de si mesmo e não aceitam a verdade bíblica sendo assim perseguem os profetas de Deus .
    Basta é preciso mudar Not Religion
    Paz até +
    Acesse <> Siga e deixe o seu comentário .
    http://prandersonribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz!
    Impressionante esta série de artigos que vc generosamente vem postando. Podemos perceber que mesmo no mais nefasto cenário perpassa a estrela resplandescente. Jesus vive! (Recebi seu comentário , mas ao postar uma resposta foi devolvida ao meu e-mail.)
    Deus abênçõe,
    Josiane.

    ResponderExcluir